R$ 38,00 com frete grátis

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

 

 

 

 

Título: ESTRANHA PAISAGEM
Autor:
Roberto Schmitt-Prym

ISBN 978-65-86333-03-9

Dimensões: 14 x 21 cm
Páginas: 80
Gênero: Poesia
Publicação: Casa Verde, 2021
Apresentação: Gabriela Silva
Capa: pintura de Tania Rossari

Na experiência contemporânea, o haicai assume uma outra perspectiva, o humor, do qual nos fala Blyth, se torna o inusitado, a brincadeira com sentidos, metáforas e linguagem. O haicai abrange também a vida urbana, passeia pelas novas tecnologias, abrange um universo múltiplo e diversifcado. O que podemos associar com o conceito de leveza, comentado por Ítalo Calvino, ao encaminhar a ideia de desenvolvimento dos textos, a partir de uma contraposição direta ao peso. A leveza transcende a matéria do mundo e alcança a filosofa e a metafísica das sensações.
Esse espírito de leveza é o que encontramos nos versos de Roberto Schmitt-Prym. Os haicais que compõem a obra deslocam-se em fluida leveza pelos olhos do leitor. Não há peso ou rastros de dor da existência, mas o humor refinado, a delicadeza da observação e a sabedoria de escolher as palavras e as sonoridades exatas para engendrar cada poema.
E estão nos poemas as mais diversas sensações, paisagens, metáforas e alusões. É um espaço de total domínio do poeta sobre o desejo de escrita. Evocam-se as epifanias causadas pela observação do mundo, das modificações da natureza pelo tempo, da idade das coisas, da construção dos afetos e da memória.